O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.
Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§35
Catarse emocional (psicanálise)
Como fazer catarse
A catarse emocional é o tratamento principal do tique nervoso; o tratamento principal da síndrome de Tourette. A catarse emocional requer inteligência pelas oito razões enunciadas abaixo.
(1) Para ser capaz de fazer uma consulta com um médico.
Pelo menos duas ou três vezes no início, a catarse emocional deve ser feita com a ajuda de um psicanalista na sua vizinhança. Para o tratamento de uma doença, a despesa minima não deve ser economizada. Eu escrevo sublinhando que a catarse deve ser feita com a ajuda de um psicanalista. È para manter um ritmo lento. O psicanalista é somente o papel do freio. Há maus psicanalistas que fazem explodir uma emoção muito forte, dizendo “Vai!, vai!”, etc. É importante que o paciente mesmo tem entendido o método Kuriki e tem a vontade de curar.
Imitações de boxe com um travesseiro ou uma almofada são demais explosivas, portanto proibidas.
Pontos negativos de imitações de boxe.
· O psicanalista ruim ignora o dano após uma explosão demasiado grande.
· O psicanalista ruim ignora a imensidão da massa de emoção.
· O psicanalista ruim está em uma pressa para mostrar a sua capacidade de curar tudo de uma vez.
Para crianças
Para crianças, a catarse emocional não é necessária. A cura é de explicar em palavras o seu trauma ao nível libidinal. Se a criança está excitada, um dia de repouso. Deve ser encorajada com palavras.
Para adultos
Se o paciente tem uma psique frágil, o psicanalista pode recusar a catarse emocional. Durante um longo período de cerca de um ano, a cura será apenas com verbalizações dos julgamentos desagradáveis. Mas a menos que seja uma pessoa muito sensível, precisa fazer catarse emocional para reduzir a massa de emoção. A catarse é necessária.
A maneira clássica e autêntica da catarse emocional.
O paciente retorna à cena do trauma ao nível libidinal (a cena repetida cada dia, talvez); à primeira infância. Expressará a sua emoção, esta vez. Este é um tratamento muito clássico. Expressará a imagem do trauma e a emoção em palavras. É necessário verbalizar a imagem traumática e o julgamento desagradável como uma frase gramaticalmente completa, porque há uma pequena “possibilidade” de tendência de Asperger. Claro, o tique nervoso é uma neurose, e não é um sintoma do espectro autista: é óbvio, porque tiques são geralmente transitórios. Para considerar a relação entre o isolador da neurose e o estreitamento da zona de objetos do Consciente em TDAH ou na síndrome de Asperger, o espectro autista varia demasiado. Se o paciente com autismo tem um tique nervoso, a questão é do isolador, i. e., a repressão de julgamentos desagradáveis?; não do movimento de tique nem da « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso.
(2) Marcar as datas no calendário.
A massa de emoção que causa um tique nervoso é hipertrofiado. A catarse será feita pouco a pouco. No entanto, uma explosão é uma explosão, explosão suave não existe, portanto, uma explosão deve ser feita o mais curta possível; apenas três segundos. Se faz uma pequena explosão, e já stop. Não deixe sair toda a emoção de uma vez. Não deve explodir toda a emoção de um só golpe. Só uma pequena explosão de três segundos, uma vez por semana, regularmente durante três meses, marcando as datas no calendário.
Em uma catarse, você puxa para fora a sua emoção deliberadamente. Você faz uma catarse com a sua vontade, dizendo ; “Bem, agora quero fazer um golpe de catarse, porque ainda tenho um pouco emoção na massa.” A catarse não começa por si espontaneamente. Este isolamento demais bom é a causa da formação de uma grande massa de emoção.
(3) Considere a massa de emoção como uma coisa e entender a sua estrutura.
A razão porque o paciente precisa fazer catarse é que o isolador debaixo da imagem traumática tem um isolamento demais bom e não há vazamento de emoção. Mantem-se a acumulação demais. Mesmo se vê a imagem traumática, esta imagem envelope a emoção demais hermeticamente. Deve fazer um pequeno furo com uma explosão emocional para liberar a emoção pouco a pouco. A massa de emoção é algo como um pneu. Só olhando o pneu, o ar neste pneu não pode sair. Deve fazer um furo pequeno para deixar sair o ar. Há uma grande diferença com a psicanálise de Freud, que cura a neurose só com a descoberta do trauma e a descrição do seu conteúdo.
(4) Não fazer grande explosão.
A massa de emoção de um tique nervoso é enorme. A catarse emocional altera momentaneamente o equilíbrio do Inconsciente. O dano causado por una extracção demais rápida é idêntico ao fenómeno de subsidência. A Catarse deve ser avançada pouco a pouco, com a recuperação do quantidade perdida da energia psíquica.
(5) Compreender a estrutura do sentimento de ansiedade causado pela catarse.
· Imediatamente após uma explosão, o isolador vai fechar-se e cobrir a emoção exposta. (Em um minuto).
· Por causa da perda de equilíbrio mental, pode ocorrer que vai se sentir ansiedade, como após uma doação de sangue, porque a energia potencial que existia não existe mais. (Durante 20 minutos). A ansiedade após uma catarse é transitória. É um processo de cura do tique nervoso. Observe calmamente que é por causa de um esequilíbrio temporário do Inconsciente e descanse por 30 minutos na cama. A grande explosão não é necessária, porque uma vez que o trauma foi encontrado, o trauma não fugirá. Não é necessário fazer uma grande explosão em uma pressa.
· Se tiver encontrado a imagem do verdadeiro trauma, mesmo sem fazer explosão intencional, 5 minutos depois, pode ocorrer que sente uma ansiedade. Descanse por 30 minutos na cama.
(6) Interpretar logicamente a imagem traumática.
Durante uma catarse, vai ver a imagem traumática com os detalhes e entender logicamente como o Inconsciente tinha interpretado este trauma, doutra maneira que o Consciente. Verá que o Inconsciente tinha mal entendido alguma coisa. A imagem que vê durante uma catarse é extremamente valiosa. Se ver algo novo durante uma catarse, pense logicamente o significado da imagem nova.
· A catarse das camadas exteriores é necessária para atingir o centro da massa de emoção. A emoção na camada externa é mais forte que a emoção na camada interna. Imagens e emoções se encapsulam como uma cebola. Uma imagem cobre uma emoção. Uma imagem esconde a imagem seguinte. Você faz um furo minúsculo na imagem, e através deste furo a emoção emerge. Uma outra imagem em mais detalhes pode aparecer na vista. Ou alguns dias depois, uma outra imagem em mais detalhes pode aparecer. Mas, na maioria dos casos, como há apenas três ou quetro camadas, não é necessário buscar mais.
· Se volta à idade de 5. Antes de 5 anos, será uma imaginação lógica.
O centro de massa de emoção pode ser também um medo. Emoção de um bebê, de algo intuitiva e extremamente grotesca a cada dia. Para curar um tique nervoso, não é suficiente encontrar apenas a emoção do centro da massa. Você deve encontrar a imagem envolvenda com a emoção, a imagem da coisa, a imagem do lugar.
Emoção agressiva; raiva, inimizade, acusação,
Emoção passiva; aversão, tristeza, medo, tristeza.
(7) Considere o agressor traumático como um ser virtual, separado da pessoa real.
Esta pessoa é um personagem dentro da cabeça do paciente, e não a pessoa que está ao exterior da cabeça.
(8) A catarse emocional é uma operação complexa, que exige todos os controles listados acima. É uma aventura que requer coragem com cautela.
No tratamento, as diferenças individuais do paciente são meticulosamente levadas em conta. Precisa 30 minutos para observar o estado mínimo de subsidência e para confirmar o estado de recuperação que o segue. A extração é quantitativa; o limite é de três segundos. Em caso de forte explosão, um segundo é suficiente. Como não há espontaneidade, a forte explosão é intencionalmente forte, a fraca explosão é intencionalmente fraca. O analista observa o dano do tratamento, sabendo a falta de comunicação não verbal e a evitação del contato visual, etc. A explosão é feita uma vez por semana. Três meses depois, a quantidade de combustível será reduzida e a forte explosão se tornará impossível; não haverá risco de subsidência. Para o tratamento de um tique nervoso, o efeito da abreação já é evidente na primeira sessão de explosão emocional, o paciente é obrigado a esperar uma semana antes da segunda sessão.
Na primeira etapa do tratamento, como a quantidade de combustível é enorme, existe um risco de explosão muito forte. Portanto, é necessário limitar a quantidade de combustão encurtando o comprimento da explosão. Caso contrário, mesmo que o estado mental do paciente pareça ser muito estável, uma subsidência ocorrerá. A força e o comprimento da explosão, a quantidade de combustão de combustível, o estado de subsidência; o paciente aprende essas relações. O paciente observa o desaparecimento da compulsividade no mecanismo de KV (Körperliche Verdrängung, repressão corporal) que consiste na sensação corporal que é frequentemente específica no espectro autista.
O paciente reconhece o estado em que a compulsividade diminui quantitativamente na sensação física compulsiva do seu tique e da sua idéia obsessiva. Assim, o paciente pode saber que a ab-reação é uma operação quantitativa. A subsidência ocorre imediatamente após uma explosão muito forte, no entanto uma subsidência lenta pode ocorrer com uma abração lenta. Mesmo que a estabilidade seja evidente, o tratamento do transtorno do tique e do transtorno obsessivo-compulsivo requer intervalos de uma semana. A natureza quantitativa da abreação deve ser levada em conta.