Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §20

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§20

 

Impacto de uma coisa em um estado hermeticamente selado

Estado estável de um tique crônico
A emoção numa massa de emoção não sai da massa de emoção, como o conteúdo de um pote hermético. Até que catarses emocionais terem sido feitas, a energia do conteúdo permanecerá hermeticamente conservada, sem ser misturada com a energia da Libido. A Libido, que fabrica a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso, não tem relação direta com o conteúdo da massa de emoção. A causa da produção da « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso é a existência de um grande pote hermético, mas não o seu conteúdo. É como, em uma máquina de lavar, se houvesse uma lata muito grande, percussões impediriam o funcionamento correto da máquina. A Libido não é perturbada pelo conteúdo de uma massa de emoção, mas pela existência de uma massa de emoção hipertrofiada. O Inconsciente dos pacientes tem sempre a carga para manter a existência de uma massa de emoção, e a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece o tempo todo, exceto durante o sono. A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso não está sob a influência da excitação, a ansiedade ou o stress de cada momento.

O conteúdo de um pote hermético
A superfície exterior de um pote hermético é a imagem de um trauma psicológico da primeira infância. O conteúdo do pote hermético é uma emoção muito desagradável, que permanece bloqueada por detrás desta imagem. O trauma psicológico é uma imagem de algo desagradável no nível corporal sexual e genital na primeira infância. (Uma vez mais, a palavra “desagradável” caracteriza algo que deveria ser desagradável, se esta coisa não tivesse sido reprimida. Assim uma criança reprime coisas desagradáveis parece feliz.) Esta imagem pode ser facilmente objeto do Consciente, mas a emoção é escondida por trás dela. A imagem do trauma não é reprimida. A emoção desagradável, que deveria ter seguido normalmente esta imagem, foi reprimida, e é por isso que esta imagem é uma imagem traumática. A imagem traumática pode ser uma imagem feliz. Entre muitas imagens ordinárias, a imagem que esconde a emoção desagradável deve ser encontrada. O desejo sexual é uma manifestação da Libido, que foi reconhecida como sexual pelo Consciente, e o desejo sexual consciente não pode ser reprimido. Na primeira infância, a Libido que não tenha sido reconhecida como um desejo sexual é a base mesma da totalidade da atividade psíquica e não pode ser contida em um pote hermético. O desejo sexual não pode ser reprimido como uma emoção traumática. Os órgãos genitais são partes do corpo e não podem ser reprimidos como uma emoção traumática. A emoção que deveria ser desagradável ao nível corporal, sexual e genital será reprimida. A neurose é um meio de reprimir corporalmente esta massa de emoção. É um erro considerar a coprolalia e o tique de cuspir como manifestações de uma agressividade inconsciente. O movimento de tique é uma parte do meio de reprimir a emoção traumática no mundo interior do paciente.
· O ideal; é a expressão imediata in loco do julgamento desagradável. Senão, a repressão é um estado onde emoções desagradáveis são reprimidas não demasiado firmemente e serão naturalmente conscientes com raiva e ventiladas um dia.
· TEPT; a intensidade do evento está além da capacidade de repressão. A clareza da imagem traumática excede o limite de repressão. A repressão funciona em plena potência e vários sintomas corporais aparecem.
· Tique nervoso; uma função muito forte de repressão reprime perfeitamente a emoção desagradável durante um longo período de tempo, cada dia, e uma enorme massa de emoção será formada. O paciente não conhece o trauma.