O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.
Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§17
Razões falsas no tique nervoso
Os movimentos de tique são movimentos 100% voluntários, e são sempre acompanhados por uma razão falsa, como un atributo de movimientos voluntarios conscientes. No caso de uma criança de menos de cinco anos, cujo Superego não é desenvolvido ainda, a validade de falsa razão não é necessário a fim de que a maneira de movimento seja justificada pelo Superego.
O tique de cracking da articulação do pescoço é acompanhado por uma razão falsa como : “Sempre isso faz um som, significa que esta articulação precisa ser corrigida da sua posição. Se não fizesse som, eu não faria este movimento.”
O som de Cracking não é produzido por uma correcção posicional da articulação, mas é produzido pelo gás que se mexe na articulação. A língua pode produzir um som similar; tongue clicking. No movimento de uma articulação, é normal que há um pequeno deslocamento lateral. O cracking da articulação do pescoço tem a possibilidade de estragar a articulação, os tendões e os nervos. É também uma das causas da dissecção da artéria vertebral. Não é como, em 10 minutos até que a articulação possa fazer o som, a articulação se moverá numa posição errada. Também as articulações dos dedos podem produzir o som sem nenhum problema posicional.
A razão falsa de um tique da articulação pode ser :
“Porque a articulação não une-se corretamente.”
A razão falsa não significa uma razão cientificamente incorreta, mas uma razão que esconde o mecanismo da repressão. Um tique do pescoço reprime uma sensação corporal indefinida : a cadeira é muito dura, as pernas estão cansadas, etc., etc., como na camada superior. A racionalização esconde que o tique do pescoço é uma função de repressão. A racionalização esconde que “o sentimento de inferioridade é escondido”, em vez de “as uvas estão maduras.” e “as uvas estão muito altas” ; isso ocorre na cabeça da raposa, entre o Consciente e o Inconsciente, evidentemente. A facilidade de racionalização, i. e., a facilidade de seleção arbitrária é o critério para a selecção de uma unidade motora que contém o músculo em que a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece. A facilidade de racionalização determina o sintoma.
No consciente do paciente, movimentos de tique não são forçados pela razão falsa, mas pela « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso. Razões falsas não têm força absoluta da Compulsão corporal. E num transtorno obsessivo compulsivo, não é o pensament que força o ato, mas « a sensação física compulsiva » de OCD, que se assemelha aos efeitos de adrenalina. Além disso, a Compulsão-Absoluta é a estrutura mesma da doença inteira, incluindo a camada inferior. O paciente não pode ver a Absolute-Compulsão.
O tique nervoso é uma doença neurótica; isso significa que há um elemento psíquico que tem uma estrutura patológica. Este tratamento del tique nervoso corrige esta estrutura patológica do tique nervoso. Se leitores consideram que a teoria do método Kuriki é anormal, é esta anomalia que é a anomalia mesma da estrutura do tique nervoso. Se leitores esperassem uma estrutura teórica perfeitamente normal e saudável como a estrutura do tique nervoso, não seria uma doença. Além disso, a estrutura do tique nervoso no método Kuriki não`é descrição da estrutura da mente humana em geral, mas é uma expressão numa terapia para curar o tique nervoso. O que leitores estám lendo agora é um “Como curar tiques nervosos.”
Condições (a facilidade) para a racionalização no tique motor.
A facilidade para a racionalização; as condições para ser escolhido arbitrariamente como a maneira de movimento de tique : o ombro, os olhos ou a tosse, etc.
(1) A unidade motora é conhecida por la Libido.
A menos as pessoas que praticam musculação e conhecem os músculos de todo o corpo, o número de músculos corporalmente conhecidos com a contração muscular ou a tensão muscular é geralmente limitado.
(2) A razão falsa precede a seleção arbitrária no Inconsciente (Racionalização) para um ato consciente.
Há pelo menos uma razão falsa que pode ser validada pelo Superego.
“Porque eu tenho que verificar a mobilidade.”
“É pela última vez”
Estas razões falsas podem ser válidas para qualquer músculo voluntário.
(3) Como o propósito da « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso é de ser um objecto do Consciente, o músculo deve ser um objecto desnecessário que não pertença a movimentos práticos como tomar um saleiro na mesa. O conflito entre a racionalidade do Consciente e a irracionalidade de uma maneira de movimento de tique é um meio de repressão. A fim de que uma maneira de movimento seja um movimento de tique, a irracionalidade desta maneira de movimento não deve ser consentida pelo Consciente; e. g., pela manhã, de dizer bom dia a alguém não pode ser uma coprolalia. (Não é como diagnóstico, mas como uma condição da formação de um movimento de tique.)
A classificação de movimentos de tique é inútil, e é muito importante saber que a classificação de movimentos de tique não é necessária. Também o conteúdo de razão falsa não importa, e se deve entender como a estrutura do tique que uma racionalização (selecção arbitrária) é já acompanhada por uma razão falsa. A razão falsa é um anexo de um movimento de tique, e não tem força compulsiva.
Razões falsas variam pessoalmente.
A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso da tosse aparece em um músculo da unidade motora de tossir.
“Há um corpo estranho na garganta e devo tossir.”
O tique vocal não é tique da voz, mas a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece no músculo das cordas vocais. O tique vocal e um tique motor.
“A voz não faz fisicamente mal a ninguém”
“É natural como os cães que ladram e os pássaros que cantam o tempo todo.”
“É um tipo de tosse.”
“Não é palavra, eu não falo agora”
“Não é coprolalia”.
“É uma espécie de dizer sim a meu pensamento.”
“Me lembrei de algo lamentável.”
“Este não é um tique.”
“Eu verifico a emissão da voz.”
etc.
O parpadeo saudável é um pequeno movimento normal, e o Superego justifica o movimento de parpadeo facilmente.
“Os meus olhos estão cansados.”
“Este é um parpadeo saudável.”
O tique das sobrancelhas não é movimento das sobrancelhas, mas a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece no músculo da testa.
“É uma expressão facial.”
O tique do ombro pode ter a mesma razão falsa que o tique do pescoço,
“A articulação não se une corretamente.”
A coprolalia
A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece na unidade motora psíquica da pronunciação de palavras. As palavras têm sido precisamente determinadas como uma maneira de movimento de tique. Estas palavrões obscenas são palavras infantis, que serão um grande objeto do Consciente. As palavras da coprolalia são palavras especiais, que são listadas em dicionários como palavras típicas das palavras obscenas. As palavras obscenas da coprolalia são muito banais e estereotipadas como palavras obscenas. Estas não são palavras dos adultos. Estas são palavras que as crianças aprendem en creche a não pronunciar. Os significados das palavras são ignoradas. O infantilismo de palavras infantis tem nenhuma má intenção e passa a censura do Superego. Imitações de um bebê, um animal e uma coisa passam facilmente o Superego. Tornando-se a uma criança menor de 5 anos é uma estratégia da Libido para passar o Superego, e esta maneira é aplicada a atos sexuais dos adultos também. As falsas razões são razões para o movimento de pronunciar palavras das crianças pequenas. A coprolalia é possível, somente quando não há motivo agressivo contra o mundo exterior. A coprolalia é apenas um meio de repressão, e não é expressão do conteúdo de trauma psicológico.
“Eu não tenho nenhuma má intenção.”
“Se eu tivesse uma má intenção, eu não faria.”
Quanto mais há arrependimento, mais há validade. Esta razão é possível para o tique de cuspir também.