Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §33

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§33

 

Quando um julgamento negativo sobre algo está congelado, este julgamento não será expresso por meio de uma emoção no Consciente, e vai ser reprimido como uma emoção potencial. A repressão do julgamento desagradável é um dos conceitos básicos do Kuriki método, que permite uma clara compreensão da catarse emocional. A emoção é um meio corporal para as expressões claras de julgamentos no Consciente. A congelação é um estado em que uma imagem é mantida neutralizada antes que o julgamento negativo sobre esta imagem seja reconhecido no Consciente. É um estado em que o fluxo da reacção normal após a imagem está bloqueado.

Para as crianças, a sensação da genitália é um segredo, um vergonhoso e um mal, e também os genitais dos outros são sujos e obscenos. Estes julgamentos são muito normais e muito saudáveis. Entre muitas possibilidades de repressão como a causa de um tique nervoso, há uma possibilidade da repressão de um julgamento como; “a sensação dos órgãos genitais é um mal.” Se a criança reprime este julgamento, não pensa deste julgamento, e o sentimento de culpa sobre o genitais se acumula no Inconsciente. Aqui, eu quero dizer que as crianças devem ter o sentimento de culpa sobre os seus órgãos genitais. É muito sadio como seres humanos que Adão e Eva escondem os seus genitais com uma folha.

A idéia de esconder a área genital pressupõe a obscenidade da sensação genital. O ato de não esconder a área genital é uma repressão da obscenidade da sensação genital. Embora a sensação genital, que está sempre consciente, não pode ser reprimida, a obscenidade da sensação genital pode ser congelada. A saber, a indiferença na sua cabeça sobre a sensação genital, sem esconder a área genital, e a ausência do sentimento de culpa consciente sobre os genitais. É um erro interpretar isso como um comportamento natural. Às vezes, crianças não têm direito de reconhecer a obscenidade da sensação genital. É o direito de afirmar na cabeça a existência da obscenidade, que é um atributo negativo da mente humana.

Os humanos, como outros mamíferos, têm órgãos genitais na virilha e, nesse sentido, os órgãos genitais são semelhantes aos dos animais. Contudo, o aspecto animal dos órgãos genitais é excluído do Consciente. Seria ofensivo dizer; “Os humanos têm órgãos genitais como os cães.”

Da mesma forma, se um julgamento normal como “os órgãos genitais dos outros são sujos” é reprimido, não haverá este julgamento no Consciente. A aversão às partes genitais dos outros acumular-se-á no Inconsciente.

Os corpos dos outros são naturalmente considerados sujos. É um direito das crianças de não reprimir este julgamento desagradável, este aversão natural.

Uma criança que reprime o seu julgamento desagradável parece feliz. Está feliz na cabeça, onde não há este julgamento desagradável, e isso é chamado a repressão. Para a saúde psicológica, um julgamento desagradável deve ser reconhecido na sua cabeça como um julgamento desagradável. Não é em questão de expressar este julgamento desagradável às otras pessoas ou não, mas o importante é de expressar a aversão na sua cabeça. De qualquer maneira, se o julgamento desagradável tem sido expresso a outra pessoa, isto assegura que este julgamento desagradável tem sido expresso na sua cabeça. Com uma expressão muito exagerada, para entender melhor; “Acautelai-vos de uma criança de bom humor.”

As descrições do trauma psicológico são nojentas, porque os traumas psicológicos são coisas nojentas. As descrições do tratamento da neurose são descrições nojentas. Este é o destino da ciência da psicanálise. Na mente humana, para uma coisa idêntica, o julgamento pode ser positivo ou negativo entre os dois extremos. Por exemplo, os julgamentos relativos às alimentos são bizarros. Os corpos dos animais mortos são sujos, mas é uma alegria de comer a carne bovina. A carne para beefsteak na geladeira não é considerada como algo sujo. Os alimentos são coisas limpas, mas uma vez colocados na boca, mastigados, são considerados sujos. A saliva na boca é considerada suja. Durante a deglutição, a coisa na boca não é considerada suja. As coisas no estômago são extremamente sujas, mas ter coisas extremamente sujas na parte central do corpo não é desagradável. No contacto com os alimentos, os dedos não são algo sujo, mas o cabelo é uma coisa suja. Apenas um julgamento é claramente selecionado entre dois extremos. No que diz respeito a obscenidade, a obscenidade ativa por parte de si mesmo é afirmativamente julgada no seu fantasma pessoal. A obscenidade ativa recíproca de um casal é positivamente julgada. Mas, sem consentimento, a obscenidade unilateral por parte do outro, a obscenidade passiva será muito negativamente julgada. As sensações corporais primitivas como objetos de repressão e a imagem traumática psicológica estão ligadas na repressão da obscenidade.

Julgamentos reprimidos são principalmente julgamentos desagradáveis sexuais ou genitais. Quando um adulto que tem um tique nervoso busca o seu trauma psicológico, o trauma não era sempre dentre memórias desagradáveis. O trauma pode estar atrás de uma memória feliz, ou uma lacuna na memória. Também uma memória demasiado óbvia pode não vir à mente.

Quando pensa que tem encontrado o trauma, se é uma emoção de raiva, com os punhos cerrados, expresse intencionalmente a raiva contra esta imagem. Bingo será tão óbvio com uma explosão de emoção. Deve parar a raiva imediatamente. As emoções traumáticas podem ser a raiva, o medo, a tristeza, o desgosto, etc.