日本語 Japanese, Français, English, Italiano, Español, Deutsch, Português
O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar a síndrome de Tourette (o tique nervoso) e o transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, ao paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.
Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§43
Fator genético, componentes hereditários da na síndrome de Tourette.
N. B.
O método Kuriki considera o tique nervoso como uma neurose, que é um meio de repressão do trauma. O tique nervoso e a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso e a Compulsão Absoluta ao movimento de tique: o tique nervoso será curado pela abreação. A hereditariedade do tique nervoso é a hereditariedade da predisposição para o tique nervoso, isto é, a hereditariedade da tendência para a KV (o mecanismo da repressão corporal). Enquanto o método Kuriki é uma teoria que se baseia no elemento congênito do tique nervoso como um axioma, já que a predisposição genética em parentes (primos, tios, etc., incluídos) não é conhecida estatisticamente, o autor não afirma a existência da predisposição hereditário ao tique nervoso. Como não há dados estatísticos, cada leitor deve julgar por si mesmo a existência da predisposição hereditária ao tique nervoso, o TDAH, a Síndrome de Asperger, e a sinestesia. Muitas vezes, há páginas da web e publicações que ignoram a responsabilidade social concernente a existência da predisposição hereditária ao tique nervoso, o TDAH, a Síndrome de Asperger, e a sinestesia. É a responsabilidade social relacionada com a discriminação genética no momento do casamento. É importante que a síndrome de Tourette, o ADHD e a síndrome de Asperger sejam diagnosticados para evitar a falta de sensibilização. Ao mesmo tempo, há uma pequena possibilidade de que, com o diagnóstico, a predisposição hereditária será um obstáculo no momento do matrimônio. A hereditariedade é latente ou ativa: a hereditariedade é a hereditariedade de genes. O autor não tem solução para este problema. A hereditariedade do tique nervoso pode envolver uma “pequena possibilidade” da hereditariedade da síndrome de Asperger e a hereditariedade do TDAH, mas não há dados estatísticos.
Enquanto a predisposição à obesidade, que é genética, congênita e orgânica, reduz o consumo de energia no corpo, o tratamento por uma restrição calórica e exercícios podem evitar o acúmulo de gordura. Se os pais são míopes, mais cedo ou mais tarde as suas crianças serão míopes. Quando serão míopes, a cirurgia ocular não será necessária, mas simplesmente usarão óculos. Mesmo se a causa da anomalia é orgânica e congênita, o tratamento da anomalia não é sempre o mesmo nível que a causa. Estas diferenças de níveis entre a causa, o sintoma e o tratamento se aplicam também ao método Kuriki.
A psicanálise é um método de tratamento da neurose. Aqui, os dois características seguintes da neurose são importantes.
· A formação da neurose é baseada em predisposições orgânicas.
· Os sintomas neuróticos são sintomas corporais.
Evidentemente, os sintomas corporais da síndrome de Tourette não significam diretamente os movimentos de tique, mas a « sensação intramuscular compulsiva » nos músculos voluntários e o nível corporal na compulsão de movimentos de tique. O nível corporal na compulsão, isso significa que a resolução compulsiva da sensação corporal é feita no domínio de movimentos corporais. Da mesma forma, não há transtorno obsessivo-compulsivo sem ação como resolução.
Algumas das concepções errôneas são;
“A neurose é uma doença com sintomas mentais, devido a causas não-orgânicas, e a psicanálise não pode curar doenças orgânicas.”
“As doenças genéticas têm causas orgânicas, e os tratamentos de doenças genéticas são feitos apenas por meio da cirurgia e a medicação.”
“O tique é um movimento involuntário herdado”.
O método Kuriki assume os componentes hereditários da síndrome de Tourette, os elementos genéticos del tique nervoso. A totalidade de estes três componentes será herdada como a predisposição patológica.
(1) A hereditariedade da maneira de repressão corporal, i. e., a hereditariedade da KV.
30% dos pacientes com tique têm também um transtorno obsessivo-compulsivo. Um não é complicação do outro. A hereditariedade de uma síndrome de Tourette ocorre no nível onde também um transtorno obsessivo-compulsivo é possível. Pode acontecer, por exemplo, que a mãe tem um transtorno obsessivo-compulsivo e a sua filha tem um tique nervoso.
(2) A hereditariedade da tendência à disautonomia.
A tendência da disautonomia significa que a ligação da reacção corporal a um estado mental pode ser muito sensível e rápida. Por exemplo, ter as mãos suadas imediatamente em uma situação psicologicamente tensa, etc. A hereditariedade de uma predisposição sensível que permite a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso e a « sensação física compulsiva » de TOC.
(3) A hereditariedade dda tendência à formação de massa de emoção.
A existência do isolador é reconhecida empiricamente. O isolamento é um dos mecanismos de defesa na psicologia da mente saudável para o público em geral por Anna Freud. No entanto, parece-me que, na teoria do tratamento de sintomas corporais da neurose, Sigmund Freud considerou esta palavra como o isolante na eletricidade e na termodinâmica. O isolamento significa o bloqueio entre duas substâncias. Se o julgamento sobre o cálculo de 2 + 3 = é reprimido, e esta repressão é repetida todos os dias, o julgamento após 365 dias será de 1825 em vez de 5: este é a acumulação de juízos irresolutos. Julgamentos desagradáveis serão reprimidos e uma grande massa de emoção será formada por um isolamento muito forte ao nível de energia. É básico na psicanálise de reconhecer a massa de emoção como uma existência no nível material. Este isolamento forte da repressão pode ser, estatisticamente falando, um componente hereditário. O trauma que causa um tique nervoso é muitas vezes um trauma calmo. O problema é a tendência congênita de um isolamento entre a imagen traumática e a emoção potencial. A tendência da acumulação. A imagem é sempre visível, mas com este isolador, a emoção potencial é isolada por trás da imagem, e a imagem não pode ser reconhecida como um trauma. O alvo de catarse é a imagem concreta da coisa traumática, e a emoção não pode sair com substituições, como a música, a dança, esportes, etc.
A teoria do método Kuriki é baseada na premissa do elemento congénito da tendência da repressão de julgamentos desagradáveis e a selecção da KV, e, ao mesmo tempo, a operação de redução da massa de emoção ultrapassou este elemento congénito. Na neurose, o elemento congênito e os sintomas são claramente separados. É um tratamento para a cura, mesmo se houver um elemento congénito. Os efeitos curativos do método Kuriki são independentes dos fatos que, entre as pessoas da família, há alguém que não é muito inteligente, ou alguém que tem daltonismo, etc., etc. No tratamento de tique nervoso, o elemento congênito é uma questão de grau e não tem significado para ser demarcado do estado saudável.
Resumo Introdução 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 [pdf] [Apêndice; Uma terapia clássica para o transtorno do pânico e a fobia] [Fazer uma doação para o autor]