O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.
Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§09
Os movimentos de tique nervoso são movimentos voluntários.
Compreensão da “Compulsão Absoluta Corporal”.
Em primeiro lugar, o psicanalista incentiva o paciente a estudar as definições neurológicas corretas do movimento voluntário e do movimento involuntário. Para o paciente que é uma criança pequena, o psicanalista ajuda-o a entender as definições neurológicas corretas do movimento voluntário e do movimento involuntário. A distinção entre movimento voluntário e movimento involuntário é um dos conhecimentos básicos de neurologia e pode ser facilmente entendida até mesmo por crianças pequenas. Depois, o psicanalista vai deixar o paciente pensar se o seu movimento de tique é um movimento voluntário ou um movimento involuntário. A resistência inconsciente impedirá a compreensão.
Por exemplo, um tique do ombro, um transtorno do pânico de trem lotado, um transtorno obsessivo-compulsivo do número 5 e uma coprolalia da palavra “xxxx” são sintomas da mesma doença, que é um estado de KV sob o reinado da Compulsão Absoluta da neurose. Se o terapeuta não tem conhecimento de neurose, não conhece o caráter físico da neurose, considera a criança com tique nervoso como estúpido, todavia considera o seu movimento de tique como um movimento involuntário, e dá-lhe alguns medicamentos para que os seus pais não vejam o seu movimento de tique.
Normalmente, 99% dos movimentos voluntários são feitos automaticamente. Ao contrário destes inúmeros movimentos voluntários automáticos, os movimentos de tique são extremamente conscientes. Os movimentos involuntários não são movimentos que não se quer fazer, mas os movimentos involuntários são movimentos que são completamente independentes da vontade. Se se pode interromper um movimento apenas por um segundo, este movimento é um movimento voluntário. Como a palavra “movimento voluntário” é definida em neurologia, você não pode defini-la à sua maneira. Exemplos dos movimentos involuntários são a batida de coração, a contracção e a dilatação da íris do olho, o peristaltismo do tracto digestivo, os soluços, etc. O tique de um movimento involuntário é impossível. O tique do batimento cardíaco, tique da íris do olho, tique do estômago, tique dos intestinos, tique de soluço, etc., são impossíveis.
Por outro lado, há doenças que têm um movimento involuntário de músculos voluntários como sintomas; a doença de Parkinson, a neuralgia facial, a distonia, etc. Em comparação com estas doenças, é claro que o movimento de tique é um movimento voluntário de músculos voluntários.
A tosse é um movimento voluntário.
Por exemplo, num recital de piano clássico, se deve segurar a tosse durante cada jogo. Se pode tossir entre dois jogos. Ou seja, a tosse é um movimento voluntário, até mesmo como “reflexo da tosse”. Você acha que o movimento reflexo quando você toca a tampa de uma panela quente é um movimento involuntário?
O soluço não pode ser segurado. Ninguém pode segurar soluços durante um jogos e ninguém faz intencionalmente dez soluços entre dois jogos. Os movimentos que você não pode no fazer mesmo por um segundo, que você não pode ter mesmo consciente de “fazer”, estos movimentos são chamados os movimentos involuntários. O soluço é um movimento involuntário e o tique de soluço não existe.
Em outras palavras, o estado de neurose é reconhecido pela diferença entre o reflexo de tosse forçado devido a um corpo estranho na garganta e o tique de tosse forçado. O “tique nervoso” é uma doença, porque o seu movimento forçado é um movimento voluntário. O que está na cabeça se chama “obsessão”.
A respiração é um movimento voluntário.
Se a respiração fosse um movimento involuntário, se não podia nadar. A respiração é um movimento voluntário e isso não significa que se possa segurar a respiração por dez minutos. O movimento obsessivo de tique é um movimento voluntário e isso não significa que você possa segurar o seu movimento de tique por dez minutos.
Os movimentos involuntários não podem ser mostrados. O soluço é um movimento involuntário e não se podem fazer voluntariamente soluços reais. O tique de soluço não existe.
Como todos os movimentos de tique são movimentos voluntários, o paciente pode mostrar ao médico o seu movimento de tique; “Eu faço isto, e isto”, etc., porque o movimento de tique é um movimento voluntário. No momento do diagnóstico, se o paciente não pode mostrar ao médico o seu movimento patológico, é um movimento involuntário, e não é um tique. Se o movimento patológico do paciente fosse um movimento involuntário, a sua doença não era tique nervoso, mas outra coisa. Uma das condições para o diagnóstico de um tique nervoso é que o seu movimento patológico é um movimento 100% voluntário.
Tique de riso
O riso tem elementos involuntários, elementos reflexivos e elementos automáticos adicionados a um movimento voluntário. Como regra, os comediantes de teatro que interpretam uma cena engraçada não têm o direito de rir. Muitas vezes eles contraem músculos abdominais do lado de fora para sufocar os elementos involuntários no interior. Em outras palavras, é possível conter o riso por um segundo aparentemente, escondendo por músculos voluntários os elementos que não podem ser contidos. No entanto, os espasmos internos são frequentemente visíveis do lado de fora. Por outro lado, quando os atores têm que rir no palco, é impossível mesmo para um grande comediante fazer conscientemente uma risada real na qual elementos involuntários devem manifestar-se na aparência. Os movimentos involuntários são impossíveis como movimentos de tique. Existe o tique de riso, mas é sempre um movimento voluntário não natural. O tique de riso não tem nenhum elemento involuntário. É uma risada não natural, uma parte da coprolalia.
Os movimentos automáticos e os movimentos involuntários às vezes se confundem nas definições. A contração e o relaxamento de cada músculo voluntário em vários músculos voluntários para um movimento. Quando caminhamos, os movimentos do pé direito, do pé esquerdo, do braço direito, do braço esquerdo, a respiração, o equilíbrio da postura, etc., são movimentos automáticos. A maioria dos movimentos voluntários durante o dia são feitos automaticamente. Se os movimentos automáticos fossem movimentos involuntários, o movimento de cada um dos músculos na caminhada seria um movimento involuntário. Todos os movimentos voluntários durante o sono são movimentos automáticos. A respiração, que é um movimento voluntário automático, continua durante o sono.
O movimento de tique é feito sempre pelo Consciente, portanto o movimento do tique não é possível durante o sono.
A localização (parte do corpo) e a maneira do seu movimento de tique são extremamente decisivos para um paciente, porém, muitas vezes mudam. A sua obsessão pode ser sobre músculos voluntários em mais de uma parte do corpo. A obsessão não é a doença de uma parte do corpo.
Por outro lado, um movimento involuntário patológico não muda sua localização.
O Consciente que tem um tique nervoso é forçada a “fazer” o movimento de tique, enquanto não quere. O Consciente deve “fazê-lo” sendo obrigado a ceder à compulsão física da neurose. O movimento não pode ser um movimento involuntário. O movimento involuntário é um movimento como o movimento da íris do olho com a variação de luz ambiente. O encolhimento dos músculos da íris não é algo que o Consciente possa “fazer”. Se se pode manter o movimento patológico um segundo, é um movimento voluntário e isto pode ser um tique, e apesar da forte sensação de necessidade, se se é capaz de não fazer o movimento por mais de um minuto, não é tique. O hábito de estalar os dedos não é tique, se é capaz de quedar-se sem fazê-lo. O Consciente do paciente fez um movimento de tique sob a compulsão absoluta.
O movimento voluntário forçado.
O tique nervoso é uma obsessão em que a sensação da presença de um músculo voluntário é o objeto do Consciente.
Os únicos movimentos que o Consciente pode ser forçado a fazer são movimentos voluntários.
Para um paciente com um tique nervoso, não fazer o seu movimento de tique é tão impossível como não fazer respiração sadia ou piscada sadia dos olhos.
O movimento de tique precisa ser um movimento bizarro, um claro movimento em linha reta. A intencionalidade do Consciente obsessivo para um músculo voluntário impede a intencionalidade do Consciente para a emoção traumática e a sensação genital. Mit diesem obsessiven Muskel, a maneira de um movimento de tique é determinada pelo Inconsciente fora dos movimentos ordinários e normais. O movimento de tique precisa estar fora da categoria dos movimentos naturais, porque o objetivo inconsciente de um movimento de tique é que a necessidade de fazer um movimento de tique deve ser o objeto permanente do Consciente do paciente. Um movimento de tique nunca deve ser confundido com um movimento natural no Consciente do paciente. Pela notável irracionalidade no Consciente do paciente, a “confirmação” como um falso motivo é uma prática habitual da neurose.
Uma palavra de coprolalia precisa ser rara, infantil e embaraçosa no Consciente do paciente.
O fato de que o movimento de tique ser um movimento voluntário é um dos critérios para o diagnóstico da síndrome de Tourette, e a base da teoria do tratamento.
A sensação muscular desagradável de uma epilepsia minúscula, uma distonia minúscula, etc., pode ser um meio de KV. O diagnóstico da presença ou ausência da fusão com uma epilepsia minúscula, uma distonia minúscula, etc., é obrigatório.