Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §04

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§04

 

Um mecanismo de repressão corporal (KV) que se tornou patológico.
KV (Körperliche Verdrängung)

Quando caminhamos, o nosso corpo pesa sobre as solas dos pés, mas normalmente não estamos conscientes disso. Na verdade, numerosas sensações corporais são excluídas do Consciente, como o contacto entre o lábio superior e o lábio inferior, o contacto da pele com o interior de roupas, etc. Enquanto a repressão como um termo da psicanálise freudiana é apenas a repressão relativa ao trauma psicológico, no método Kuriki, que é uma terapia para a síndrome de Tourette e o transtorno obsessivo-compulsivo, este termo é definido em um domínio muito maior: a repressão é definida como a restrição de qualquer tipo de objetos para o Consciente; a restrição de sensações físicas também. A teoria do método Kuriki consiste exclusivamente nas combinações dos mecanismos de repressão. A camada inferior da estrutura do tique nervoso e o transtorno obsessivo-compulsivo é o mecanismo de repressão sobre emoções traumáticas como a psicanálise freudiana clássica, e a camada superior é o mecanismo ordinário de repressão com sensações corporais. E, a presença da camada superior é uma ferramenta para a camada inferior. A camada superior do método Kuriki é a estrutura que falta na psicanálise de Sigmund Freud; é por isso que Freud não poderia curar nem tique nervoso nem transtorno obsessivo-compulsivo. Os sintomas da neurose são sintomas corporais, como sensações corporais, atos corporais, etc., porque a presença de um mecanismo corporal de repressão é o meio de repressão patológica sobre a massa de emoção. A camada superior neurótico é um moyen de repressão da camada inferior.

Além disso, «a racionalização (§13 – §19)» na teoria do método Kuriki é muito diferente da racionalização de Freud: isso requer uma compreensão profunda do leitor.

 

A KV sob o domínio do tique nervoso
(A KV em si (1-2-3) não é patológica. Só a KV neurótica (4) tem a compulsividade.)
1. Uma sensação corporal desagradável (por exemplo, a sensação da cadeira dura, a sensação das pernas cansadas, etc.) torna-se um objeto de repressão.
2. O aparecimento de uma sensação corporal desagradável (sensação de contração muscular sem contração muscular, sensação de imobilidade muscular, etc.), fabricada pelo Inconsciente no Consciente, torna-se um meio de repressão, i. e., um objeto do Consciente.
3. Quando o Consciente é forçado a fazer o movimento de tique que corresponde à sensação-2, a sensação-1 é reprimida.
4. O estado onde a presença deste mecanismo 1-2-3 (a camada superior) é um meio patológico de repressão sobre a massa de emoção (a camada inferior). Neurose ; o estado onde a estrutura de um túnel, que força de 1 a 2, e de 2 a 3, é a Compulsão Absoluta. A estrutura de túnel significa que, uma vez que entrou, há apenas uma saída: i. e., na Compulsão Absoluta, a camada inferior precisa absolutamente da camada superior. A força da Compulsão é absoluta, porque a necessidade da repressão é absoluta e machinal. O tique nervoso é um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo, que envolve a sensação de imobilidade muscular no pensamento. No método Kuriki, esta obsessão é considerada poder ser eliminada só pela catarse emocional. Após o tratamento com o método Kuriki, a cura do tique nervoso, a compulsividade absoluta desaparecerá no mecanismo 1-2-3.

Distinção entre o tique e o tique nervoso.
Tique (1-2-3):
Tendência congênita à repressão física. As várias sensações físicas desagradáveis podem ser um objeto de repressão; o calor, o frio, as pernas cansadas, o dor nas costas, ter comido demais, etc. A função de repressão exclui também as sensações físicas libidinais do Consciente; a bexiga, o reto, os genitais, a extremidade da uretra, etc.
Tique nervoso(4):
Neurose. A invasão obsessiva de um objeto no Consciente é um meio de reprimir a emoção traumática. O Inconsciente cria a sensação muscular da imobilidade e amplifica no Consciente a compulsividade do ato.
A expressão explosiva da emoção traumática, que reduzirá a necessidade de reprimir a emoção traumática, é a ab-reação para o tique nervoso. É porque a repressão é a repressão de uma emoção, e o sintoma neurótico é um meio de repressão.

Portanto, mesmo após a cura da neurose, quando há uma óbvia sensação física desagradável, a sensação física de KV aparecerá e um movimento de tique será o objeto do Consciente. No entanto, o movimento de tique não terá compulsividade absoluta.

O mecanismo da repressão corporal (KV).
A função de repressão no Inconsciente escolhe aleatoriamente um objeto do Consciente, e exclui o objeto de repressão do Consciente. Na neurose, a repressão corporal terá a compulsividade absoluta.
· « A sensação intramuscular compulsiva » de tique.
A sensação corporal desagradável de contração muscular sem contração muscular em um grupo de músculos voluntários. A sensação da imobilidade de músculo voluntário, que é o objeto obsessivo do Consciente.
· « A sensação física compulsiva » de TOC
O sentimento de ansiedade é um tipo de sensação física. A sensação física desagradável do TOC imita os efeitos adrenalina da ansiedade em todo o corpo e o Consciente interpreta essa sensação física desagradável como a ansiedade em um objeto aleatório obsessivo. A fim de reprimir esta sensação física desagradável, a mesma sensação física desagradável sobreponha-se e a concentração do Consciente no objeto da ansiedade amplifica-se. Se um homem com um transtorno obsessivo-compulsivo de lavar as mãos odeia conscientemente os micróbios, deveria se lavar o ânus em vez das mãos, mas o esfíncter anal é uma sensação corporal libidinal e de facto um objecto de repressão. Estas sensações físicas compulsivas são sensações específicas que são realmente criadas em uma parte do corpo pelo Inconsciente e fisicamente avistadas : não são ilusões exclusivamente no Consciente. Sob o domínio da Compulsão Absoluta, a compulsão da sensação física compulsiva amplifica-se no Consciente, e um movimento ou um ato no nível corpóral será forçado pela sensação física compulsiva. A amplificação é a amplificação da compulsão ; para o paciente neurótico, a compulsão é percebida apenas como uma espécie de sensação física, e o quadro da Compulsão Absoluta é invisível para o paciente. Enquanto, no Consciente, o objeto compulsivo de tique é um grupo de músculos voluntários que o paciente já conhece, o objeto compulsivo de transtorno obsessivo-compulsivo é uma coisa que está diante de seus olhos.
· A fobia : o medo é um estado físico corporal e se amplifica pelo medo da mudança do estado físico corporal pelo medo. O Consciente é forçado a sair do lugar. Para o tratamento de fobia, é importante estar capaz de reconhecer as emoções, como a raiva, o medo, a ansiedade, etc., como estados físicos ou reações físicas.

Definição de “KV”
KV é uma palavra cunhada no método Kuriki, n. f., significa Körperliche Verdrängung. Körperliche significa físico e corporal. Verdrängung significa repressão. KV é uma sensação física falsa, que aparece em outra parte do corpo para reprimir uma sensação desagradável física real. KV deve ser uma das especificidades do Asperger e do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade” (TDAH, ADHD). A sensação de algumas partes do corpo é diretamente condutiva com o Inconsciente e reage facilmente às ordens do Inconsciente. Os pacientes com Asperger ou TDAH conhecem sua hipersensibilidade neurótica. Sensações físicas, como sensação cutânea, pressão arterial, sensação de baixa salivação e sensação de transpiração, podem estar diretamente sob a estrutura neurótica do Inconsciente.

Neurotização de KV
No tique nervoso da síndrome de Tourette, a sensação corporal selecionada é um tipo de sensação de contração muscular sem contração muscular, que é chamada de “sensação intramuscular compulsiva” no método Kuriki, como um objeto de obsessão. Essa sensação física aparece com a idéia obsessiva de imobilidade muscular. Até a coprolalia é formada com uma sensação física de contração muscular sem contração muscular, da qual a unidade motora é o grupo de músculos para pronunciar obsessivamente a palavra “xxxx”. Essas sensações físicas são sintomas e o Inconsciente precisa absolutamente desses sintomas como uma parte do mecanismo neurótico de repressão. Um sintoma da KV é um meio de reprimir outra coisa, que tem quase a mesma natureza que esse sintoma. A sensação física reprimida de um paciente não é necessariamente uma das sensações das partes genitais. O aparecimento da “sensação física compulsiva” do tique pode ser provocado por pequenas dores ordinárias ; como comer demais, o vento frio, uma cadeira muito dura, uma bolsa muito pesada para carregar, tantas escadas para subir etc.

Por exemplo…
1. O Inconsciente de um paciente quer reprimir a sensação física desagradável dos músculos cansados das pernas.
2. Como um mecanismo de KV Asperger, o Inconsciente fabrica a « sensação intramuscular compulsiva» no ombro esquerdo como outro objeto do Consciente.
3. A ampliação, no Consciente, da idéia obssessiva sobre a imobilidade muscular do ombro esquerdo.
4. A compulsão para fazer seu movimento de tique do ombro esquerdo.
5. E mais uma vez, e mais uma vez.

Os pacientes com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) têm a aparição de “sensação física compulsiva”, que geralmente é cutânea.

O início do tique de uma criança pode ser de 3 anos. O seu Inconsciente quer reprimir toda pequena dor física, sensação física desagradável. A tendência de reprimir o sentimento da sensação é específica para crianças com Asperger.

A necessidade de repressão das partes do corpo libidinais, como os órgãos urinários, os esfíncteres e as partes genitais: para uma criança de 3 anos, essas partes do corpo não são sexuais no sentido da palavra, mas são muito libidinais.

Considerando a Libido como um nível no Inconsciente, a repressão das partes genitais é também a repressão da emoção traumática libidinal.
Os sintomas da neurose não são movimentos ou atos, mas o aparecimento da sensações físicas que ampliam a compulsão obsessiva.

KV é um pequeno triângulo: (1) pequena dor física, (2) «sensação física compulsiva», (3) o Consciente.
Quando KV faz parte da neurose, a presença desse pequeno triângulo reprime o grande triângulo neurótico; (1) as partes genitais simbólicas, (2) a emoção traumática libidinal, (3) o Consciente.