Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §12

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§12

 

Unidade motora psíquica

N.B.:
Esta seção é sobre os movimentos do tique motor (incluindo o tique vocal) e da coprolalia. Os “atos” do transtorno obsessivo-compulsivo e do body-focused repetitive behavior (tricotilomania, onicofagia, dermatillomania, etc) serão descritos em outra seção.

Além disso, a unidade motora psíquica nesta seção é definida de maneira diferente do que a unidade motora na anatomia, (ordem de algumas fibras musculares por um neurônio). Por exemplo, a unidade motora psíquica para levantar a mão não corresponde injectivamente ao músculo deltóide. O tique nervoso é uma neurose cuja obsessão é a presença de um músculo voluntário, mas tal músculo voluntário não é necessariamente “um” músculo voluntário do ponto de vista anatômico.

99% dos movimentos voluntários não são feitos conscientemente. Além disso, mesmo para um movimento voluntário consciente, o movimento de cada um dos músculos utilizados não é um objecto do Consciente. Por exemplo, quando descemos as escadas, o movimento de cada um dos músculos diversos das pernas não é directamente um objecto do Consciente. Caso contrário, a descida não era possível. Para a escrita, o movimento de escrever é consciente, e o movimento de cada um dos músculos diversos não é um objeto direto do Consciente. Além disso, mesmo as pessoas que têm um tique do pescoço, talvez a maioria delas não sabem exatamente a configuração complexa dos músculos do pescoço. Enquanto os movimentos de tique são movimentos, que visam um músculo, este músculo não é músculo que é anatomicamente definido, mas como uma posição localizada de sensação. Precisamos definir mais precisamente a idéia de um movimento voluntário a um músculo voluntário.

O movimento voluntário de um tique é uma contração voluntária do músculo para a eliminação da sensação desagradável naquele músculo voluntário, e o movimento de tique do músculo em uma articulação não é acompanhado por seu antagonista. O Consciente começa o movimento com uma contração voluntária do músculo e para-o com um enrijecimento voluntário imediato deste músculo. O movimento do tique é um enrijecimento voluntário de músculo com um movimento preciso. Os movimentos de tique com os músculos que não estão sobre uma articulação (abdominais, testa, nariz, etc.) e os movimentos de tique com músculos sobre uma articulação (braço, pescoço, etc.) não têm nenhuma diferença, na medida em que estão sem o funcionamento do antagonista.

A Libido é o corpo no Inconsciente neurótico; A libido tem o princípio do prazer. Como a Libido não conhece a anatomia, um grupo de músculos voluntários de um movimento voluntário torna-se uma unidade de músculos voluntários para a Libido. Os movimentos voluntários com músculos que são um objeto do Consciente podem ser as normas para localização e seccionamento de grupos de músculos voluntários. O grupo de músculos voluntários já foi localizado e seccionado como a presença de uma unidade motora. O movimento de tique é um movimento voluntário, e a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso pode aparecer em uma unidade de músculos, em vez de em um músculo que foi anatomicamente dividido e dado um nome. A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso no eixo de simetria do corpo, tal como a do tique do nariz, aparece sem separação dos músculos voluntários do lado esquerdo e do lado direito. Diferentemente da distonia e do espasmo, o movimento do tique não é um movimento involuntário de um músculo. O movimento do tique, que é determinado por uma unidade de músculos, corresponde à « sensação intramuscular compulsiva » do tique nervoso. A velocidade determinada do movimento do tique não pode ser substituída por outra velocidade. Os movimentos de tique com diversos músculos, tais como a coprolalia, o tique de cuspir em alguém, etc., são possíveis, porque a Libido não conhece a anatomia. Para a Libido, “um músculo” pode ser um grupo de vários músculos anatómicos.

A massa de emoção é preservada bloqueando o Consciente. Somente a catarse emocional pode ser curativa. Uma obsessão ridícula domina o primeiro plano da Consciência.
A função da obsessão física é a repressão de três categorias de sensações físicas.
– sensações reprimidas primitivas, §26; repressão das sensações libidinais e masturbatórias (i.e., repressão das sensações genitais dentro da roupa interior).
– sensações reprimidas indefinidas, §27; repressão de desconfortos gerais como fadiga, dor, etc.
– sensações reprimidas recursivas, §28; a repressão da própria sensação intramuscular compulsiva

A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso que aparece numa unidade dos músculos para a pronúncia de una palavra faz a coprolalia. Para a coprolalia, a partir do diafragma para os lábios, muitos músculos fazem uma unidade, e não é muito complicado para a Libido. A pronúncia da palavra “xxxx” é um movimento voluntário extremamente fácil, que mesmo aves podem fazer. A « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso não pode aparecer no diafragma, e o diafragma é amiúde utilizado para um movimento de tique, da qual a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso aparece em músculos do trato respiratório superior. Não há movimento de tique pelo diafragma sozinho.

Isso é coerente com o fato de que a distonia é involuntária. Embora a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso é uma sensação de contração muscular sem contração muscular, a distonia é uma contração muscular involuntária. Contrações musculares da distonia aparecem sem relação com as unidades motoras psíquicas.