Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §37

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§37

 

Complexo de Édipo
Período das crianças de 3 – 5 anos de idade, masculinos e femininos.
O complexo de Édipo é um estado no Inconsciente: um estado puramente teórico. Não é uma teoria que é suposta ser intuitivamente entendida. “Eu- Inconsciente” e “Eu-Consciente ” são duas pessoas diferentes. “‘Eu-Inconsciente” é alguém. O complexo de Édipo não é uma relação entre “Eu- Inconsciente” e “meu pai e minha mãe”, mas entre alguém e pai e mãe de alguém. E “Eu-Inconsciente” não conhece este “alguém”. Durante a formação do freudiano Superego, a relação triangular de três pessoas inconscientes será construída no Inconsciente. Esta relação triangular não é uma relação triangular das três pessoas visíveis. Como as emoções expressas são já expressões conscientes de julgamentos, o complexo de Édipo não é uma relação triangular com elementos emocionais no Consciente. A psicanálise é um estudo com raciocínios sobre energias potenciais, que ainda não foram emocionalmente expressas, e seria um erro tentar entender uma estrutura no Inconsciente com elementos emocionais intuitivos. É necessário reconhecer o Inconsciente como uma existência distinta do Consciente. O complexo de Édipo é um estado de conflito saudável na relação triangular das crianças pequenas. Para as crianças, o complexo de Édipo é um passo importante no desenvolvimento psicológico saudável no momento da separação do Consciente e o Inconsciente, e da formação do Superego. O conflito claro e a resolução natural são processos saudáveis do crescimento. A resolução natural do complexo de Édipo é que a orientação sexual para pessoas do sexo oposto será saudavelmente extrafamiliar, com base no triângulo claro e estável no Inconsciente.

Se o conflito da relação triangular do complexo de Édipo é incompleta, esta falta pode causar um problema. Se não há conflito, não haverá resolução do conflito, e isso pode causar dificuldade em ser independente para buscar pessoas extrafamiliares do sexo oposto. No entanto, o complexo de Édipo é uma dos indícios para a causa de sintomas neuróticos corporais. A estrutura do complexo de Édipo é uma idéia apenas nos tratamentos de sintomas corporais de neurose, e é inútil falar sobre a relação triangular do complexo de Édipo em um estado saudável da mente. Porque o trauma, que é a causa de uma neurose, é a imagem de uma coisa, o complexo de Édipo não resolvido em si não pode ser a causa directa da neurose.
A ausência da resolução saudável do complexo de Édipo, i. e., a não-verbalização da afirmação genital pode ser a causa do congelação de um julgamento desagradável.

O desejo sexual é uma manifestação libidinal que o Consciente reconhece como sexual, e é um objeto muito freqüente do Consciente. O desejo sexual não é reprimido jamais, e o desejo sexual inconsciente não existe jamais. A Libido passa frequentemente o Superego por vários meios e torna-se um objeto do Consciente como desejo sexual. Passar o Superego é o prazer da Libido. Mesmo coisas imorais e antiéticas, reprimidas no Inconsciente, misturadas com a Libido, podem sair do Inconsciente passando o Superego acompanhadas pelo desejo sexual, e serão objetos do Consciente como prazer libidinal. Fase oral, fase anal, fase fálica, fase Latência, fase genital; estas palavras que representam períodos representam também o dualismo das sensações corporais sexuais no corpo e desejo sexual para o sexo oposto. Na verdade, ao invés de um dualismo, é um pluralismo. Para um piromaníaco, o fogo é algo sexual. Consideramos que os objetos de perversões sexuais são freqüentemente coisas proibidas pelo Superego. O desejo sexual não é reprimido jamais.

Resolução do complexo de Édipo
Para o complexo de Édipo, o desejo físico primitivo no Consciente está em questão, e isso não é o amor. Como as crianças não sabem o ato sexual no sentido estrito do termo, para as crianças, “os atos sexuais” significam ver, ser visto, tocar, ser tocado, e a noção da possessão será adicionada. Objetos de desejo físico são escolhidos arbitrariamente entre os corpos adultos do sexo oposto, mas o corpo do pai do sexo oposto será facilmente escolhido. Os pais devem ter cuidado para não estimular sexualmente a criança, e os atos sexuais de ver, ser visto, tocar e ser tocado são naturalmente proibidos. Sentimentos devem ser expressos por muitas palavras, mesmo para um bebê. Mas, ao mesmo tempo, o desejo para os corpos do sexo oposto e as sensações corporais primitivas devem ser considerados positivos na cabeça da criança. O contato incestuoso será verbalmente proibido e o desejo sexual no Consciente pelo sexo oposto será verbalmente reconhecido positivo. É recomendável colocar na casa obras artísticas sexuais de mulher nua, estátuas ou pinturas, que podem ser uma afirmação simbólica da sexualidade. Em contraste, dentro da família, a nudez de uma pessoa real e o contacto cutâneo são ocivos.

As crianças que têm a predisposição do transtorno obsessivo-compulsivo ou da síndrome de Tourette muitas vezes congenitamente tendem a se sentir desconfortável com um contato real com a pele de uma pessoa. A sensação intuitivamente desagradável do contato cutâneo para uma expressão de afeição será reprimida. Se isso se repete todos os dias, será um trauma como repressão de sensação desagradável.

A camada superior no passado
A repressão é uma ignorância perfeita. A repressão não é uma evitação por causa de uma aversão reconhecida. O objeto de repressão é lo que não sabe até saiba. Quando começa a notar, a ignorância é acabada. Mas não nota que não notava antes. Por exemplo, quando uma criança tem notado sensações primitivas pela primeira vez, ignora o fato que ela tinha já essas sensações primitivas. São sensações reprimidas em períodos anteriores, a saber;
uma criança, que tem o tique nervoso hoje, pode ter;
a repressão de sensações indefinidas,
a repressão de sensações recursivas,
a repressão de sensações primitivas,
e também,
a repressão de sensações primitivas reprimidas em períodos anteriores.

Da mesma forma, para um adulto;
a repressão de sensações indefinidas,
a repressão de sensações recursivas,
a repressão de sensações primitivas,
e também,
a repressão de sensações primitivas reprimidas em períodos de criança muito pequena.

O desejo sexual corporal no Consciente não implica a sensação genital. A sensação genital deve ser difícil de entender sem explicação em palavras para as crianças que são um pouco Asperger.

Cena primária
No método Kuriki, a definição da cena primária é diferente da definição por Freud. Consideramos a cena primária para bebês de 0 a 1 ano. Um bebê está em cumplicidade com sua mãe. Onde o bebê dorme: é a única questão. Muitas vezes, o bebê dorme ao lado de mãe. “Bebê dorme bem” é um erro, porque dormindo o bebê ouve tudo. A luz está apagada, mas não faz nenhuma diferença. O Consciente dorme, mas o Inconsciente está sempre desperto, e a memória permanecerá intacta no Inconsciente. Depende do casal, mas provavelmente um bebê pode assistir a uma centena de vezes a cena primária dessa maneira. Como cumplicidade, o bebê deve permanecer como um bebê dormindo. Ele dorme realmente, mas, ao mesmo tempo, desempenha o papel de um bebê dormindo. Isso deve ser algo violento, que pode se tornar a base do excesso da proibição sexual e genital no Consciente. Esta cena primal violenta destrói com antecedência a possibilidade de a formação da relação triangular do complexo de Édipo saudável. Esta cena primária pode ser enterrada no fundo do Inconsciente.

O bebê não sabe o significado do pai.
“Ele vem em casa frequentemente. Ah! está aqui de novo!”
O pai não tem mais significado.