Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §25

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§25

 

 

Conscientização de sensações corporais reprimidas

A camada superior do tique nervoso
É lógico assumir que os pacientes da síndrome de Tourette devem ter muitos aparecimentos da « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso no momento do esforço, como subir muitas escadas, carregar malas pesadas e caminhar, fazer uma maratona, etc. O mecanismo do tique quer reprimir sensações corporais desagradáveis colocando a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso em primeiro plano do Consciente. Como um tratamento do tique nervoso, o método Kuriki não considera o mecanismo da repressão como uma tampa que reprime, mas o mecanismo da repressão é uma escolha de objecto de prioridade. O Inconsciente fabrica um objeto e dar-lhe prioridade como objeto do Consciente. Quando o Inconsciente de uma criança reprime, por exemplo, a sensação genital, uma outra sensação corporal terá prioridade como objeto do Consciente. Por exemplo, se a criança tem um tique dos olhos de olhar para o tecto em diagonal, a sensação do músculo do globo ocular, a existência deste músculo e o movimento para esta sensação muscular terão prioridade no Consciente. È o mecanismo da repressão da sensação genital como um tique nervoso. A razão falsa pode ser de dizer para si mesmo na cabeça que é uma ginástica dos olhos, por exemplo. As sensações de várias partes do corpo podem ser reprimidas pela « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso. A sensação genital é apenas como um exemplo.

Três fases sobrepõem-se, ao invés de suceder-se. Finalmente, la criança terá todas as três fases na camada superior do tique nervoso.
1. Sensações reprimidas primitivas §26
2. Sensações reprimidas indefinidas §27
3. Sensações reprimidas recursivas §28

O Oonsciente não pode reconhecer a relação entre o corpo e o Inconsciente. Apenas efeitos dessa relação são perceptíveis como sensações corporais. Com base nestes sensações corporais, a hipótese da existência da relação entre o corpo e o Inconsciente é inferida. É um raciocínio terapêutico em vez de um raciocínio filosófico, e a finalidade é a validade empírica. Os sintomas da neurose são sempre sintomas corporais, e a doença deve ter ambas sensações corporais e atos corporais de modo que seja diagnosticada como uma neurose. Como uma exceção, no transtorno de fobia e pânico, se a situação não permite sair do lugar, como em um avião, o ato de sair é impossível, e esta impossibilidade é um elemento do pânico; o medo do aumento do medo corporal, que vai mudar o estado corporal. Sensações corporais e atos corporais da neurose serão compreendidos na Compulsão-Absoluta.

Os leitores são convidados a refletir sobre a alegoria da corrida, que está no topo desta seção. Também após a libertação da Torera. Além disso, como o toureiro tem vindo para salvar a toureira, se a toureira sair da arena, ele não precisa mais atrair a atenção do touro com o seu capote.

A ilustração seguinte pode ser interpretada aqui como o Consciente que aceita sensações corporais desagradáveis, o estado em que o tique não tem mais compulsividade. (Esta ilustração famosa tem originalmente um significado diferente.)

Enquanto a ab-reação na psicanálise de Freud é apenas a conscientização com a verbalização do objeto reprimido, a ab-reação no método Kuriki precisa da catarse emocional semanal, marcando no calendário, para curar o tique nervoso. É uma explosão intencional de emoção de três segundo. Como resultado da redução suficiente da massa de emoção, já não haverá necessidade absoluta da KV (repressão corporal) na camada superior; i. e., a Compulsão-Absoluta desaparecerá. Esta camada superior, que não é na Compulsão-Absoluta, será esquecida ao longo do tempo, mas a « sensação intramuscular » de tique pode de facto aparecer, quando há alguma sensação corporal mais ou menos desagradável. Para isso, a conscientização destas sensações corporais desagradáveis deve ser feita a cada vez. Além disso, é no processo da cura pelo método Kuriki, que converge a aparecimento de « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso para zero, mesmo se o paciente tem aparecimentos da « sensação intramuscular » de tique nervoso, que são sem Compulsão-Absoluta a movimento, com uma vez por hora : antes este paciente devia fazer movimentos de tique a cada minuto. O desaparecimento da Compulsão-Absoluta entre a « sensação intramuscular compulsiva » de tique nervoso e o movimento de tique é um facto óbvio para o doente mesmo, e a camada superior, que não é necessária, será gradualmente esquecida. Em contraste com o movimento de tique sob a Compulsão-Absoluta, que era absolutamente imperativa, após a catarse suficiente, o movimento de tique não será forçado. Sensações corporais desagradáveis serão corretamente percebidas como desagradáveis?. A relação direta entre sensações corporais desagradáveis e o Consciente é importante.

Evitando tentativas de uma cura precipitada com uma explosão demasiado grande de catarse, o método Kuriki escreve que o tratamento é de três meses : no entanto, existe a diferença individual de cada paciente. Pela menção do comprimento de três meses como norma de referência, leitores poderão entender concretamente o ritmo de a catarse. Três meses não significam 90 dias. Enquanto a explosão de catarse semanal deve ser tão pequena quanto possível para a segurança, a conscientização de sensações corporais desagradáveis da vida cotidiana pode ser feita sem hesitação. Com a percepção intencional de sensações corporais desagradáveis, que existem todo o tempo no corpo vivo, o número da « sensação intramuscular » de tique converge para zero. Enquanto as neuroses em geral podem ser curadas espetacularmente com a verbalização do objeto de repressão, o tique nervoso é uma doença que se cura gradualmente com catarses emocionais. Em comparação com a diminuição de movimentos de tique, a diminuição de aparecimentos da « sensação intramuscular » de tique é mais lenta. A diminuição de movimentos de tique é igual à diminuição da Compulsão-Absoluta.