Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação §22

O método Kuriki (the first edition in 2007) é uma teoria para curar síndrome de Tourette (tique nervoso) e transtorno obsessivo-compulsivo sem medicação. Essa teoria é baseada na inferência e na interpretação do autor a respeito da estrutura dessas doenças. Como ele foi escrito para os psicanalistas, a leitura será difícil para pessoas em geral e ele pode ser lido de maneira errada. Portanto o método Kuriki deve pressupor que o paciente seja tratado por um psicanalista nas proximidades, e que, entre o paciente e o método Kuriki, haja sempre o psicanalista. A explosão de catarse emocional, que tem fortes repercussões, é feita apenas por três segundos, uma vez por semana: além desse ritmo, seria um acidente causado por negligência, e o psicanalista que é inexperiente na catarse emocional deve tomar responsabilidade pelo colapso mental temporário causado pelo acidente. Além disso, a o paciente que tem uma fraca capacidade de raciocínio lógico, o psicanalista deve explicar bem a emoção violenta de vingança causada pela confusão ilusória entre a pessoa da imagem traumática na sua cabeça e a pessoa no mundo real.

 

Curar a sindrome de Tourette (tique nervoso) e o TOC sem medicação
§22

 

KV; a camada superior que reprime a camada inferior.
Os sintomas da KV são como se segue:
· Síndrome de Tourette (tique nervoso)
· Transtorno obsessivo-compulsivo (compulsões)
· Transtornos do controle de impulsos (tricotilomania, Onicofagia, Dermatotilexomania, etc.)

Embora há diferentes tipos de neuroses, a sua camada inferior, i. e., a acumulação da energia potencial de emoção, é idêntica. A energia potencial de emoção é um julgamento desagradável que não foi ainda expresso por uma emoção desagradável; o congelamento de um julgamento desagradável. O congelamento é o estado sólido a uma temperatura abaixo de zero e também o estado de “freeze” na terminologia da informática. Como o julgamento desagradável não se expressa, a imagem traumática é uma imagem feliz.
Emoção potencial = Julgamento desagradável não-expresso
O mecanismoda camadasuperior = KV

A camada inferior idêntica, isto é, a mesma massa de emoção, pode causar sintomas de tiques ou sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo, etc., como um meio de repressão.

Existem dois tipos de racionalizações nos níveis diferentes.
(1) A racionalização na camada superior para a escolha arbitrária do movimento de tique e o músculo, (o ombro ou os olhos, etc.), para a escolha arbitrária de palavras de coprolalia. O movimento é sempre acompanhado por uma razão falsa.
(2) A racionalização para a escolha arbitrária do tipo de KV, isto é, para a escolha arbitrária do tipo da camada superior (o tique nervoso ou o transtorno obsessivo-compulsivo, etc.). A escolha de uma KV não implica razão falsa, mas esta escolha arbitrária pode ser uma racionalização. Aqui, o termo “racionalização” entende-se a transformação da operação de repressão ao nível libidinal, que é completamente inconsciente, na operação de repulsão ao nível corporal com sensações corporais patológicas e atos corporais patológicos. A repressão inconsciente é racionalizada no corpo sob a Compulsão-Absoluta. A racionalização significa o desvio da conscientização.

Como a camada superior é um meio de repressão da camada inferior, a racionalização é também o mecanismo de escolha arbitrária do tipo de KV. Um tipo de KV será selecionado, independentemente do conteúdo do trauma psíquico, entre o tique motor, o transtorno obsessivo-compulsivo, a coprolalia, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, etc. A pessoa que tem ao mesmo tempo dois tipos de KV, como um tique nervoso e um transtorno obsessivo-compulsivo, tem uma camada inferior de neurose comum para estes dois tipos de KV. Se a pessoa que tem um tique nervoso como neurose faz só a conscientização de sensações corporais para a camada superior e se não faz catarse emocional para a camada inferior, logicamente haverá uma possibilidade de que o tipo de KV se troca em um outro tipo de KV, por exemplo em um transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento para a camada inferior é necessário. Portanto, se a pessoa que tem um tique nervoso trata a camada superior e a camada inferior, não terá outros tipos de neurose. Embora existam diferenças individuais na manifestação dos sintomas, aqui, uma compreensão esquemática é importante.

Como o trauma central é uma imagem determinada, a solução deste trauma é o fim do tratamento da neurose, e teoricamente, não haverá recidiva apesar da predisposição de uma repressão muito forte. Após a catarse emocional, a tampa da repressão será menos hermética; i. e., a tampa de repressão é o isolador, e o paciente saberá a existência deste isolador depois da catarse emocional. Assim como o tratamento da miopia é de colocar os óculos, o tratamento da KV é de saber da existência do isolador.

A imagem traumática central é uma imagem cujo julgamento desagradável foi perfeitamente reprimido em primeira infância; a imagem traumática central será encontrada dentro de imagens desagradáveis posteriores. É uma imagem que deveria ter sido obviamente desagradável para esta pequena criança. Como o trauma central é um trauma em primeira infância, é possível que o paciente não pode realmente lembrar dele e tem inferir logicamente. Além disso, a imagem traumática na primeira infância pode ser um julgamento erróneo e pode ser diferente da realidade: nesse caso, se deve inferir logicamente esta julgamento erróneo.

Para o trauma central, sem grande explosão, a catarse será feita pouco a pouco, uma vez por semana, apenas três segundos.

Pacientes do espectro do autismo, como a síndrome de Asperger, e pacientes do TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), muitas vezes têm um tique, mas a síndrome de Asperger e o TDAH não são sintomas da neurose. (§ 39, § 42)